quinta-feira, 5 de junho de 2008

Oportunidade

No último fim de semana tivemos um curso na Comunidade que me fez mergulhar mais no que Deus espera da minha vida. Deus me fez para amar e para ser livre! Olha que lindo!
Essa coisa de liberdade interior me levou a matutar nos meus relacionamentos, nas minhas reações diante da postura alheia, nas permissões, nos meus sinais...
Graças a Deus, eu ando me percebendo muito [especialmente nos últimos dias] diante dos sequestros que eu provoco e dos cativeiros que me enfio.

Liberdade interior...

Um belo desafio, uma busca, uma ladeira, uma luta. Ao mesmo tempo, para mim, tem sido experiência de abandono. Estou aprendendo que quando Deus quer algo para mim, Ele mesmo se encarrega das oportunidades. Tem gente que nem imagina que está sendo oportunidade de libertação para a minha vida. Os chatinhos e as chatinhas da vida [rs]! De pensar que eu também sou uma chatinha na vida de muita gente. Tomara que os que têm essa imagem de mim encontrem nisso uma oportunidade de céu.

Uma vez uma pessoa partilhou comigo que estava cansada de fingir, de usar máscaras, de sustentar uma imagem bonitinha, angelical e bem vista diante dos outros. Isso aí cansa mesmo. Não estou dizendo que é saudável sair por aí com a carteirinha da "sinceridade" no peito dizendo e fazendo que bem entende. Ser o que sou, não o que eu acho que eu sou. Isso só se descobre em Deus.

Por mais que eu me esforce para ser livre no Espírito, ser livre com meus irmãos e conservar a vivência das virtudes, sempre vai ter algum cantinho aqui que eu vou querer maquiar, deixar mais bonito, mas isso é trabalho para a divina providência. :-)

Não existe segurança maior do que a verdade. Por mais que as eventuais mentiras da superficialidade e a insistência nossa em preservar o respeito humano, cuidar excessivamente de si, da auto-imagem, pareçam um posto mais conveniente e imaculado, a verdade é sempre a verdade.
Hoje, uma amiga (Luana - bunita) me mandou um vídeo de uma partilha do Pe Fábio de Melo em que ele dizia:


"O amor perfeito não existe, a pessoa ideal não existe. Ela não tem a
obrigação de ser aquilo que a gente queria que ela fosse. Quando a pessoa se
decepciona com a gente ela nos dá a oportuniadade de sermos livres. A coisa mais
triste é a gente ficar amarrado naquilo que o outro imaginou da gente."¹


Como isso é uma verdade! A Emmir² sempre diz que uma das primeiras graças que devemos pedir a Deus é a graça da desilusão. Que venham as decepções. Elas nos arrancam do faz-de-conta, das imagens construídas de acordo com o que eu acho que eu preciso. Decepcionar-se com o outro é oportunidade de céu! No meu caso, o primeiro instante é de ira [rs], mas depois logo vejo que sou capaz de fazer muito pior e que todo mundo tem direito de errar. Claro que isso não acontece sempre, nem sempre eu consigo fazer das decepções, benditas oportunidades.

Amarrar-se ao que o outro pensou quando eu disse isso, aquilo, quando agi assim ou assado! ÊEEta prisão! Nisso, Deus também tem colocado gente muito santa perto de mim. Nos erros mais errados, nas explosões típicas de Narlla em alto grau de cansaço, nas respostas rápidas, nas olheiras, no sono, na impaciência, indecisão e questionamentos, nas cafubiras. Só o amor nos torna santos, por isso digo que Deus colocou gente santa perto de mim. Não digo santidade para conotar impecabilidade. Mas para dizer que quem muito ama, muito perdoa, acolhe e respeita. Santidade é amar muito!

Deus ama tudo em mim! Ama o que eu sou e o que ainda não sou. Ama assim porque sabe o que Ele me criou para ser. Sabe do que eu sou capaz e também o que não cabe a mim, sabe das minhas potências, sabe até quem as fecundará. Deus sabe de mim mais do que qualquer um. Sabe onde eu alcanço, sabe que minha mão tem 15cm, meu pé, 20,5cm. Sabe o que cabe no meu coração, quantas lágrimas eu já derramei nessa vida, sabe de tudinho! Deus vê tudo e sabe o que me pedir, porque conhece o que sou capaz de dar.



"...onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade."
II Coríntios 3,17


Ziza Fernandes - Tu me conheces bem

___________________________
[1] - Encontrar a pessoa certa (Pe Fábio de Melo)
[2] - Emmir Nogueira - Co-fundadora da Comunidade Católica Shalom

5 comentários:

Cecilia disse...

Engraçado q tudo que tantas vezes Deus deseja de mim, da minha doação, do meu serviço.. antes disso Ele dá um jeitinho de arrumar uma pessoa (mesmo que não seja tão chatinha assim, rsrs) pra me fazer enxergar em mim aquilo que serei pro outro!
Precisava agora escrever um pouquinho sobre isso... pra que outros pudessem enxergar e viver a verdadeira liberdade de ser quem realmente somos,sem máscaras, e vc me manda ler o seu blog..
Como é difícil as decepções, mas se eu soubesse sempre me santificar com elas, como Deus tem me experimentado viver hj.. desejaria ser decepcionada pra sempre..rsrs!!
Mas Deus me conhece bem... e infelismente sabe que nem sempre sou tão sábia, humilde e mansa de coração!!
Louvado seja sua vida e "suas" letras, que de "suas" não tem muito não... e talvez seja por isso que deixam de ser suas, pra entrar na alma de tantos...
Beijinhos.. de saudade..
Amo você!

disse...

Dos sorrisos às lágrimas.
O importante em tudo isso é que nunca nos falta o ombro de um amigo que chore e ria conosco.
Na pequenina via de nossas vidas vamos percebendo e vivendo o amor de Deus que nos faz ir além de nós mesmos.
"Que Cristo habite pela fé, em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade". (Efésios 3, 17)

disse...

Dos sorrisos às lágrimas.
O importante em tudo isso é que nunca nos falta o ombro de um amigo que chore e ria conosco.
Na pequenina via de nossas vidas vamos percebendo e vivendo o amor de Deus que nos faz ir além de nós mesmos.
"Que Cristo habite pela fé, em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade".
(Efésios 3, 17)
Letícia :)****

Eu e eu! disse...

Grande maninha!
Show de bola!
Sou seu fã! kkkkkkk
=)

J. Sepúlveda disse...

Estimada Narlla, uma vez mais uma reflexão cheia de verdade, de um coração que procura sempre a Deus. Uma vez mais a abertura de uma janela de sua alma para revelar o operar do Espírito Santo em seu coração.
Que Maria seja a fecundadora de todos os seus dons, para os entregar nas mãos do Filho.