domingo, 25 de outubro de 2009

Santa Gianna me ensina...


Do livro "A santa moderna - Gianna Beretta Molla", de Hilário Cristofolini.

Sobre o primeiro encontro de Gianna e Pedro, escreveu Pedro em seu diário:

"'Sinto a serena tranquilidade que me dá a certeza de ter tido ontem um bom encontro. Nossa Senhora Imaculada me abençoou.'[...]

O namoro que precedeu o casamento durou sete meses. Nesse período, Gianna escreveu 11 cartas a Pedro. Nelas transparece a grande felicidade de ambos que vivem o amor recíproco e se preparam para formar uma família. São cartas de uma namorada a alguém que reconhece o homem de sua vida. Não são diferentes das que milhares de namoradas escrevem a seus namorados.
Várias delas (cartas) refletem sua vontade de estar sempre ao lado do namorado que, a serviço da fábrica, viaja muito pela Europa e América do Norte. Então, escreve para diminuir a saudade.
Analisando esta correspondência, conclui Élio Guerriero: ‘O amor de Gianna e Pedro, visando o matrimônio, não exclui o namoro e a paixão, a atração e a vontade de doação total...’
Além das cartas do período do namoro, escreveu a Pedro outras 62, durante os sete anos que durou o casamento. [...]
Gianna fazia uso da comunicação escrita através das cartas. Nelas se nota uma namorada cheia de desejos e de expectativa, mas igual a tantas outras. [...] Em suas cartas, juntamente com as palavras de afeto ardente, notam-se expressões claras que refletem sua fé e esperança na ajuda de Deus.

11 de março de 1955
Pedro, se pudesse te dizer tudo o que sinto por ti! Mas não sou capaz. Subentenda. Deus realmente me quer bem: és, de fato, o homem que eu queria encontrar, mas não nego que mais de uma vez me pergunto: Será que sou digna dele?
Sim, Pedro, digna de ti, porque não sou capaz de fazer nada a não ser querer fazer-te feliz, e tenho medo de não conseguir.
Então, rezo a Deus: Senhor, tu conheces meus sentimentos e sabes de minha boa vontade. Dá um jeito e me ajuda a tornar-me uma esposa e mãe do jeito que Te agrada e, assim, agradarei a Pedro.

Gianna era feliz e ‘ser feliz – disse Raul Folleeau – é fazer os outros felizes’. E pela mesma intenção de fazê-la feliz, também Pedro era feliz e anotou em seu diário: ‘Quanto mais conheço Gianna, mais me convenço que melhor encontro que esse , Deus não poderia marcar’."

Santa Gianna Beretta Molla, rogai por nós.
Shalom!

2 comentários:

Cristiana Meira disse...

Santa Gianna Beretta Molla, um modelo de namorada, esposa e mãe, Interceda por nós para que possamos também aqui na terra realizar os planos quer Deus sonhou para cada uma de nós como mulher ! Deus lhe abençoe...

Paloma disse...

nos ensina e muito!

Beijos